O alienado

Alguns negócios eu nunca vou entender. Uma ou outra dessas coisas são banais, por que Napoleão perdeu a guerra, qual a aplicação da relatividade restrita de Einstein, de onde viemos, por quem os sinos dobram… Mas outros assuntos são realmente importantes, incomoda-me sobremaneira não ter opinião formada sobre isso. Por exemplo, por que não há alimentos na cor azul (Deus já teria gasto muito azul com o céu?), como é possível realmente apreciar sertanejo universitário e por que o chocolate Lolo trocou de nome para Milkybar.

Meu último desses questionamentos existenciais é acerca de sorvetes – realmente não creio haver assunto mais importante do que sorvetes, ainda mais às vésperas de eleição presidencial. Analisemos: laranja e maçã são duas das frutas mais populares do mundo (minha avó nasceu em Portugal e conhecia maçãs e laranjas, o que me deixa à vontade para a generalização temerária); sorvete é uma das sobremesas mais populares do mundo. Por que diabos não há por aí sorvetes de maçã e de laranja – ou, se há, são bem difíceis de achar?

Já andei perguntando isso por aí a pessoas entendidas, sorveteiros. A resposta comum sempre vem em torno de que é difícil fazer sorvete com uma fruta tão ácida (caso da laranja) ou com uma fruta da qual é tão difícil retirar suco (maçã). Mas ora bolas, limão é uma fruta muito mais ácida do que laranja (pelo menos aparenta ser, na minha avaliação de pH caseira) e o sorvete de limão é um sucesso absoluto, tanto na forma chamada de “massa” ou no picolé – já dediquei uma crônica inteira às virtudes do picolé de limão. Quanto ao argumento de que frutas com pouco suco dificultam a feitura do sorvete, parece-me uma linha de pensamento equivocada, ou pelo menos incompleta, já que nozes formam um sabor presente em qualquer sorveteria.

Certo, talvez maçã não desse mesmo um bom sabor de sorvete. Os doces com maçã geralmente estão associados a sobremesas quentes. Mas laranja, pelo menos laranja vai… Há bala de laranja, licor de laranja, suco de laranja, bolo de laranja, mousse de laranja – por que não sorvete de laranja? Eu quero sorvete de laranja.

Acabei de perder o último debate dos presidenciáveis. Será que perdi algo ao divagar sobre sorvetes e laranjas?

Anúncios

12 comentários sobre “O alienado

  1. Que bom tê-lo de volta!
    Faço coro: tb quero sorvete de laranja!
    Já maçã e sorvete acho que não combinam.
    Que bom divagar!
    Qto ao debate … é divertido ver o Plínio… Ele desmonta, escancara a chatice, a mesmice, a empulhação dos principais adversários

  2. Boa sugestão do sorvete, Fofão, mas nosso caríssimo autor desqualifica os sorvetes que não sejam preparados com leite. O sorvete de maracujá do Mr.Cuca por exemplo, é gostoso, mas foi desqualificado pelo expert, uma vez que valia apenas como “sorbet” e não como sorvete propriamente. E tanto maçã como laranja deve ficar muuuuuuito esquisito com leite. (na rodoviária, se vc não pedir peloamordedeus pro suco vir natural eles adoçam o suco de laranja com leite condensado. É bizarro.).

    E a blueberry fica mais pra roxo que pra azul… na iogo-coisa do royal tem blueberrys congeladas (a frutinha mesmo, e não polpa) e fica lilás e não azul…
    Realmente não existe nada humana e naturalmente comestivel na cor azul… Tanto que os japoneses recentemente lançaram uma dieta que consiste justamente em tingir a comida de azul com corante vegetal. Como não existe nada azul comestível na natureza, nosso cérebro está automaticamente programado pra rejeitar a comida azul como algo atraente para se comer, assim, você não come por gula, só aquilo que realmente precisa…

  3. PS: tem um monte de virgulas erradas no meu comentário. Por favor não encham o meu saco por isso, eu tô comentando e pintando as unhas ao mesmo tempo…

  4. Só pra constar, aqui em Maringá sei de uma sorveteria que tem sorvete de laranja, tangerina, sagu, caldo de cana, jabuticaba, entre outras frutas exóticas.

    Fica na Av. Paraná, sob o hotel king konfort.

    Aa, e o sorvete é uma delícia! 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s